Lentes de Contato

Não é exagero afirmar que o sorriso faz parte da história humana e da nossa evolução como espécie. Pesquisas demonstram que o hábito de comunicar uma emoção usando a boca e os dentes, muitas vezes sem emitir som algum, está presente em todas as fases da vida e tem uma função social importante.

Mesmo que em algumas culturas o sorriso aberto ainda esteja reservado a contextos mais privados, o avanço das tecnologias, da Internet e das redes sociais fez com que captar (e compartilhar) esses momentos se tornasse algo corriqueiro. É uma mudança que reforçou em nosso dia a dia a preocupação com o que podemos chamar de qualidade do sorriso, questão diretamente ligada à saúde bucal.

Veja aqui algumas diferenças entre facetas em resina e porcelana que você precisa saber antes de iniciar o procedimento:

  • Rapidez no tratamento: facetas em resina.

Corrigir e alterar muitos detalhes em um sorriso em apenas uma consulta é o ideal para muitos pacientes com a agenda apertada. Quando a técnica indicada para essas correções é a faceta em resina, a rapidez e versatilidade desses materiais encantam dentista e pacientes porque possuem excelente capacidade de re-harmonização do sorriso. O fechamento de espaços entre os dentes anteriores e a restauração de pequenos desgastes pelo bruxismo são indicações às quais as facetas em resina saem-se muito bem.

A diferença no tempo de tratamento entre as facetas em resina e porcelana é técnica. Enquanto as facetas em resina são confeccionadas em camada única ou múltiplas aplicadas diretamente sobre o dente pelo dentista – e em uma única consulta, as facetas em porcelana necessitam de moldagens, provisórios e o uso de laboratórios de próteses dentárias para a confecção das facetas. Em situações de urgência como casamentos ou entrevistas em empregos, é uma diferença que pode ser útil.

  • Durabilidade: diferença marcante para as facetas em porcelana.

As facetas em porcelana brilham sozinhas no quesito durabilidade. Feitas com cerâmicas odontológicas específicas, a capacidade de manter-se em boca mantendo as propriedades mecânicas e estéticas iniciais são muitas vezes superiores às facetas em resina – problema importante encontrado nessa técnica. Entre todas as diferenças entre facetas em resina e porcelana, essa é a mais marcante de todas.

A resistência ao impacto e a cargas mastigatórias é outro ponto marcante com relação às diferenças entre facetas em porcelana e resina. Facetas em porcelana não requerem cuidados adicionais com relação à alimentação. Você pode comer sem nenhuma restrição com as facetas em porcelana porque elas não descolam ou fraturam. Já as facetas em resinas são mais frágeis que as facetas em porcelana e requerem cuidados especiais – diferença importante que pode ser resolvida, entretanto, com indicações corretas.

É por isso que as facetas em resina são indicadas para recobrimentos de dentes que possuem as pontas (incisais) íntegras e necessitam de poucas modificações, ao contrário das facetas em porcelanas, muito versáteis para alterações profundas das pontas dos dentes. Nos tratamentos com facetas é comum o dentista remover a ponta dos dentes para que a porcelana restabeleça com liberdade a posição mais estética possível.

  • Resistência ao amarelamento: facetas em porcelana em ampla superioridade às facetas em resina.

Depois das fraturas, o amarelamento das resinas utilizadas na técnica com facetas é o maior – e mais recorrente – problema relatado pelos pacientes. As resinas compostas amarelam, com  o passar dos anos, em taxas bastante maiores comparadas às facetas em porcelana.

Cuidados com a ingestão de alimentos com alto poder de pigmentação, como vinhos, tabaco e café, e a utilização de escovas macias ajudam a diminuir a velocidade de amarelamento das facetas em resina. O amarelamento em estágios iniciais pode, em muitos casos, ser eliminado (e prevenido) pelo dentista com algumas técnicas de repolimento superficial das resinas. O amarelamento é o segundo ponto mais importante nas diferenças entre facetas em resina e porcelana.

O amarelamento, aliás, é uma questão importante no tratamento com porcelanas. Nos tratamentos com facetas em resina a taxa de amarelamento dos dentes pode coincidir com o amarelamento das facetas ou restaurações em resina – até que, por fim, as resinas ficam mais amareladas que os dentes naturais. Com as facetas em porcelana dá-se o contrário: os dentes amarelam em taxas muito superiores às porcelanas.

Pacientes que optam por porcelanas muito claras em tratamentos com facetas são pacientes que necessita de constantes retoques de clareamento nos dentes naturais para que não apareçam grandes contrastes de cores entre dentes e facetas. Mais um ponto em que a diferença entre faceta em porcelana e resina influencia na indicação do melhor tratamento.

  • Custo: diferença importante das facetas em resina.

O preço dos tratamentos com facetas em resina são consideravelmente mais baratos do que os tratamentos com porcelanas. Nas situações em que tanto as resinas quanto as porcelanas estão corretamente indicadas nos tratamentos com facetas, o custo mais baixo ao paciente das facetas em resina pode ser o fator que faz a diferença na hora da escolha.

A tentação pelo preço baixo dos tratamentos com facetas em resina pode tender o paciente a substituir as porcelanas pelas resinas mesmo quando essas não estão bem indicadas. A curto prazo os resultados estéticos podem ser excelentes, porém os danos futuros aos dentes que recebem as facetas em resinas podem ser preocupantes e até mesmo irreversíveis.