Endodontia

Quando o paciente apresenta cáries mais profundas ou quando o dente sofre alguma fratura grave, pode ocorrer a lesão, inflamação ou necrose irreversível do nervo dentário, mais conhecido como polpa. A endodontia é a especialidade que trata o dente internamente. O tratamento do canal, além de eliminar os sintomas que levaram o paciente a procurar o dentista, visa a preservação do dente na boca e evita futuros custos com implantes e próteses removíveis.

O sintoma mais recorrente que pode indicar que é necessário o tratamento de canal é a dor de dente. A dor pode variar de média para extrema e sua intensidade pode aumentar ou diminuir durante o dia. Em alguns casos, a dor pode se manifestar de forma mais intensa somente quando o paciente aplica força de mordida com o dente afetado. Existem casos de paciente que apresentam sensibilidade continuada à alimentos frios ou quentes. As gengivas ao redor do dente podem ficar inflamadas.

Embora exista este mito, a grande verdade é que o tratamento de canal faz exatamente o contrário: acaba com a dor. O tratamento é praticamente indolor e bastante confortável para o paciente. As técnicas atuais favorecem o tratamento rápido e com poucos efeitos colaterais. Atualmente, as anestesias oferecem muita eficácia e se apresentam com ação muito rápida para minimizar o desconforto dos pacientes. O pós-operatório pode causar leves dores, mas facilmente tratadas com analgésicos.